Todos os dias dezenas de artigos científicos são publicados em jornais científicos de todo mundo. Entretanto a população brasileira não tem acesso a maioria desse conhecimento por diferentes motivos. 

Em sua esmagadora maioria esse conteúdo é publicado em uma única língua, em inglês. O que por um lado é bom, pois um pesquisador ou estudante não precisarão aprender dezenas de idiomas para estudar e divulgar sua pesquisa em diferentes idiomas. Entretanto a maioria da população brasileira não fala inglês. Esse fato, somado a linguagem técnica e específica em que esses artigos científicos são escritos tornam o acesso à informação científica mais difícil ainda. E para completar a maioria dos artigos só podem ser acessados em universidades ou mediante a pagamento pelo acesso. 

Isso traz terríveis consequências para a população e para os pesquisadores e cientistas nacionais. Primeiro, o difícil acesso faz com que informações erradas sejam compartilhadas e usadas por grande parcela da população. Com informações corretas e acessíveis podemos melhorar nossos hábitos e evitar costumes que prejudicam a nossa saúde. Em segundo lugar, isso faz com que parte da população não de suporte a produção científica nacional. O que reflete nas atitudes de parte dos gestores públicos, estes adotam medidas que restringem ainda mais a capacidade de pesquisa das nossas universidade públicas. 

Meu objetivo é trazer informações interessantes, publicadas nas melhores revistas científicas, que podem ajudar você a entender as causas da obesidade e diabetes mellitus e a adotar melhores atitudes para melhorar a sua saúde.